terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pessoal,

E o computador? Já saiu de Vitória? Ainda continua inteiro?

Estou anexando o link do vídeo a história das coisas http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
Gostaria que vcs assistissem e elaborassem uma pergunta sobre ele, não precisa responder. Na próxima aula iremos trocar as perguntas comentando e socializando o vídeo. É importante que mesmo sem responder vc tenha sua opinião ou resposta formada! Entenderam?

Abraço

Prof. Msc. Meydson Souza

18 comentários:

  1. FAINTIVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Novas Tecnologias na Perspectiva de Desenvolvimento Sustentável
    Professor: Msc. Meydson Souza.
    Aluno: Luciano Ferreira.

    Prof. Msc. Meydson Souza. É um vídeo muito interessante, pois ele nos repassa uma visão mais ampla dos processos que envolvem a cadeia produtiva e o consumo onde se encontra em uma estrutura linear (Destrutiva e poluidora). E nos mostra uma nova forma para que possamos repensar o mundo de uma forma sustentável é melhor para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito do vídeo Ferreira. Minha pergunta já ta prontinha!!!

      Excluir
    2. Boa Noite,
      É um vídeo para ver e rever, fazendo uma leitura de mundo e de como eu estou inserida nesse contexto. Quem são essas pessoas que estão interligadas nessa cadeia produtiva, muitas vezes de forma mecânica que não nos percebemos fazendo parte e alimentando essa engrenagem.
      Muito bom, educativo para todas as idades.
      Abraços Virtu@is!!!

      Excluir
  2. Boa noite

    Grupo 01: Abya Soares, Alda, Valdiriana Moura, Léia, Gerivaldo.

    Um certo dia, em uma das lojas de xerox da Faintvisa, os funcionários insatisfeitos com o desempenho do computador observaram o avanço da tecnologia e optaram por fazer uso de uma máquina mais eficiente, sendo assim, eles se desfizeram da maquina antiga da seguinte forma:
    Um deles imediatamente colocou o teclado, mouse e caixas de som no lixeiro do corredor da faculdade, o gabinete foi doado a uma instituição onde se conserta equipamentos eletrônicos e fazem bazares, e o monitor foi doado a um senhor que conserta tv... CONTINUA......

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao grupo...

    E ai grupo 02? Onde estão esses componentes agora?

    ResponderExcluir
  4. Grupo 2: Luciano Ferreira, Alessandra Karla, Dimas Santos, Arlete de Lima, Saulo Costa

    ResponderExcluir
  5. FAINTIVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Novas Tecnologias na Perspectiva de Desenvolvimento Sustentável
    Professor: Msc. Meydson Souza.
    Alunos: Ferreira,Dimas, Saulo, Arlete e Alessandra.

    Grupo 02 >>>

    Naquele dia, ia passando pelo corredor da FAINTVISA e vi um mouse, um teclado e caixas de som no lixeiro, peguei e levei para casa para ver se funcionavam, e para minha surpresa tudo estava funcionando muito bem.
    Então resolvi doar
    para uma escolinha de Educação Infantil perto da minha casa onde tem muitas crianças e sempre tem algo quebrado.
    A escolinha infantil estava recebendo a visita de um chinês chamado Liaong Chao Lee que estava apresentando sua proposta de reciclagem ele substituiu os teclados mouses e caixas de som por novos e levou os velhos para a china para serem reciclados. (Isso era uma forma que a empresa dele encontrou de melhorar a vida das pessoas sem prejudicar o meio ambiente).
    Destinos atualizados das peças do Computador 486:
    Mouse - Centro de reciclagem da China.
    Caixas de som - Foram aproveitados para fazer a propaganda de uma banca de legumes na China.
    O teclado - Da china foi trocado por uma maçã e levado por um americano para um centro espacial no EUA e lá foi desmontado e suas peças serviram para a construção de um robô explorador. Que foi enviado em uma sonda espacial e neste momento se encontra em Marte realizando pesquisas. Com parte das peças que foram aproveitadas do teclado: como os fios, o polímero que foi usado na construção das rodas etc.
    O gabinete com as demais peças, FOI CAIR NO LIXÃO ONDE FOI MANIPULADO POR CATADORES QUE SEM SABER DE QUE MATÉRIAS CONTIA naquela PLACA, LANÇARAM MÃO DELA SEM SABER QUE ESTAVA CORRENDO SÉRIOS RISCOS A SAÚDE E TAMBÉM MEXENDO COM ALGO QUE POLUI A TERRA E O AR, SUBSTÂNCIAS COMO Chumbo, MÉRCURIO, CADIMO, mais o que fazer todo esse lixo eletrônicos sem os devidos, cuidados ele poderá causar muitas complicações e grandes problemas para o meio ambiente , as empresas que são as que mais ganham com tudo isso deverá preocupar em fazer produtos que atenda a questão não só econômica, social e principalmente ecológica.” Sabendo do destino do gabinete Dimas junto com os alunos do curso de pós recolhe e o leva para o CRC – centro de recondicionamento de computadores. Lá ele vai passar por vários procedimentos. Sim O monitor o qual foi doado ao senhor que conserta TVs ele tentou abri-lo sem os devidos cuidados

    >>> Continua com o grupo n° 3

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a criatividade do grupo....gostei rs

    ResponderExcluir
  7. Gostei da criatividade também, o pc já ta ate em marte vei...rsrsr

    ResponderExcluir
  8. Eita...Isso ta ficando bom demais...Parabéns ao Grupo...

    ResponderExcluir
  9. Gente...Sou eu (Meydson) estou postando todos os comentários, Ok?

    ResponderExcluir
  10. FAINTIVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Novas Tecnologias na Perspectiva de Desenvolvimento Sustentável
    Professor: Msc. Meydson Souza.
    Alunos:(Diego, Ronaldo, Geraldo, Jeferson, Fernando)

    Grupo 03

    Um certo dia, saindo da aula de Meydson, passando por uma pequena loja de concerto de TVs vi um monitor com o adesivo da faintvisa, (caso que me chamou atenção) monitor este que foi doado ao senhor que conserta TVs porem por se tratar de um monitor muito antigo ele tentou abri-lo sem os devidos cuidados necessários para sua proteção. Para tentar aproveitar algum tipo de peça, tentou abrir com cuidado, foi quando cheguei e o avisei que em determinados monitores pode haver gases tóxicos e que aquele processo que o senhor estar para efetuar não estar correto, pois a parte de vidro no caso do tubo de imagem, sua ruptura é muito perigosa. Ao implodir, os estilhaços de vidro podem ferir gravemente pessoas próximas. O pó fosfórico do interior do tubo se desprende, fica em suspensão no ar e pode provocar intoxicação se inalado, aos poucos este pó atinge o solo e contamina o Meio Ambiente. No interior de um típico Monitor, encontra-se uma grande quantidade de fósforo e chumbo - metal altamente perigoso, considerado Classe 1 pela Norma ABNT-NBR 10004/04, por isto a reciclagem de Monitores e TVs deve ser considerada como reciclagem de resíduo perigoso e como pode ver isso pode comprometer sua saúde. Foi quando o senhor me perguntou “o que faço então, quero viver mais” então eu respondo : bem podemos reciclar levando os plásticos para uma empresa que faz carrinho de supermercado (http://www.polycartgroup.com/portuguese/ecologico.htm ) e os tubos de vidros como são substância inorgânica perigosas, devemos levar para uma empresa que
    possa ter mais recursos, coisa que não consegui encontrar em Vitoria de Santo Antão......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns grupo 3!

      Devemos continuar com a nossa responsabilidade de cuidar do nosso planeta.

      Excluir
  11. FAINTIVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Novas Tecnologias na Perspectiva de Desenvolvimento Sustentável
    Professor: Msc. Meydson Souza.
    Aluno: Débora Cézar, Jaime Lira, Mauro Moura.

    Então, fui passar meu Réveillon na China e no Zense Hotel que fiquei, conheci o Srº Liaong Chao Lee. O meu intérprete começou a comunicar com o chinês. Liaong disse que foi visitar o meu país (Brasil) e o meu estado (Pernambuco), conheceu uma escola infantil no interior do estado de Pernambuco que necessitava de computadores novos. Quando chegou lá, um grupo de estudante de Pós Graduação - cursando Novas Tecnologias na Educação tinha doado esses equipamentos, porém, resolvi levar o mouse, teclado e a caixa de som para China e doar os novos para escola. Eu fiquei encantada com o projeto do Chinês e aproveitei para conhecer melhor o centro de reciclagem do Srº Liaong(Você pode levar seu mouse a lojas especializadas para reciclagem ou seja, fazer esculturas, porta canetas (retirando o conteúdo e os botões frontais) e o que mais sua imaginação permitir com o reaproveitamento. Também é possível vender ou doar, caso ele esteja funcionando.) e liguei para os meus companheiros informando do acontecido. Os meus colegas, disseram... - Débora , encontramos os nossos colegas de sala que estavam levando os tubos de vidro que tinham tirado de um concerto de tvs.
    - Mauro: Eu tenho uma pessoa que trabalha com reciclagem de tubo de vidro, mora em São Paulo,pode deixar comigo que eu resolvo. Ligaram para esse rapaz e ele informou o site da empresa:www.reciclagemcerta
    Os meninos entraram em contato com a empresa. Falaram com a recepcionista ela explicou a responsabilidade da empresa: Possuem licença ambientais e respeitando a lei ambiental. Os tubos foram enviados para São Paulo...



    ResponderExcluir
  12. o filme é interessante pois demonstra como o consumismo têm reflexão na vida das pessoas , e faz com que nos adptemos de um forma instantania fazendo que isto altere todo o ecosistema, nosso planeta depende muito da forma de cada um de nós como vivemos para continuar a vida é preciso pararmos de sermos egoista e refletirmos nas nossa ações.

    ResponderExcluir
  13. Por coincidência, meu filho que mora em São Paulo trabalha nessa empresa de reciclagem de tubo de vidro e é um grande conhecedor e profissional da área, pois, fez seu curso de Novas Tecnologias na Educação na FAINTVISA. Ficou muito entusiasmado por saber da história e todo o trajeto dessas peças, parabenizou o procedimento da equipe e deu um final feliz para o tubo de vidro. Como ele deu continuidade ao curso fazendo mestrado e se aprimorando nas tecnologias, recriou o tubo com uma tecnologia super avançada e presentiou seu grande pai que por sua vez é, também, seu seguidor na área.

    ResponderExcluir